Templo do Som

Bem Vindos ao Mundo da Música

Jet: Mais Uma da Austrália!

Posted by Paulo Grossi em julho 30, 2006

jet-get-born-front.jpg

“E um desperdício sempre olhar pra trás/ Você deveria sempre olhar para frente”
Jet ‘Move On’“Todo mundo fala de rock hoje em dia” disse Keith Richards em 1996. “O problema é que eles esqueceram do Roll.” Como esse guitarrista sexagenário de longa vida deve amar o Jet. Como o seu album de estréia ‘Get Born’ comprova esse quarteto de Melbourne (Nic Cester guitarra/vocais). Chris Cester (bateria/vocais), Cameron Muncey (guitarra/vocais), Mark Wilson (baixo) se mantêm firme na raiz primitiva e direta do rock. Como todas as boas bandas eles têm suas influências voltadas para a gênese do rock.“Eu acho que a gente sempre esteve interessado em traçar as raízes dessa música” explica Chris.”Nós queremos olhar além dos anos sessenta e setenta e encontrar o local de onde essa música se origina. E por isso que nós fazemos cover do Elvis em nossos shows. E uma busca natural para nós”.

jet_green-rgb1.jpg

Em catorze faixas, o disco passa longe do tradicional Rock australiano. Soando totalmente inglês, os integrantes da banda buscaram referências de artistas contemporâneos ingleses como Oasis” e, principalmente, dos artistas da velha guarda como “The Who”, “Beatles”, “Stones” e até “Pink Floyd”. “Entretanto isso é o que acontece se o primeiro álbum que você sempre ouviu era Abbey Road” como afirma Chris.

Após surpreenderem no Rock in Rio Lisboa, a banda ganhou forças nas rádios do Brasil e do mundo inteiro, com o single “Are you gonna bem my girl“. A música é bem agitada e gritada, uma espécie de misto Who/Stones, o que a torna extremamente excitante. Essa parece ser a fórmula principal usada na confecção do disco, outros momentos como esses seguem em músicas como “Cold Hard Bitch” e “Get Watch You Need“, Rocks bem agitados que aumentam a potência da rock “Take It or Leave It“, uma espécie de “acid-Stones”.

Outras duas grandes surpresas do álbum estão nas faixas “Last Chance“, que abre o disco em grande estilo, preparando o ouvinte para o restante do álbum. “Roll Over DJ“, a terceira faixa disco, bem que poderia estar em qualquer disco do Oásis, trata-se de uma espécie de hino daqueles que o público canta o refrão junto com a banda.

Mas se o primeiro single, e a apresentação da banda no Rock In Rio Lisboa já haviam sido um sucesso, ao chegar às lojas o segundo single com a balada “Look What You’ve Done“, o grupo passou ao topo das paradas no mundo inteiros. A música é uma balada bem ao estilo “And I Love Her” dos Beatles, um piano acompanhando a música e voz lenta do vocalista faz a música lembrar os Beatles na fase melancólica de 68. O próprio vídeo-clipe tem essa atmosfera psicodélica.

jet-are-you-gona-be-my-girl-single.jpg

As baladas “Move On” e “Come Around Again” lembram incrivelmente a banda Pink Floyd, principalmente as baladas a lá Gilmour. Já “Radio Song” tem toda a fórmula das baladas britânicas atuais, leia-se, solos de guitarras longos, a voz doce do vocalista, e os “lá-lá-lá” no fim.

Em meio a essa profusão de influências, ainda dá tempo para a banda pensar em algo meio louco, meio psicodélico nas faixas finais do disco, que é justamente onde o álbum perde um pouco de sua força. Por esse motivo, acredito que as faixas “Lazy Gun”, a balada “Timothy” e o Rock “Sgt. Major” (Essa uma versão bônus lançada no Reino Unido), apesar de não comprometerem, dá a aparência de estarem sobrando no álbum.

Assim, de um modo geral, o álbum é excelente. E o melhor disso tudo, é saber que este é somente o álbum de estréia, e que podemos aguardar ainda muito mais do Jet, pois com certeza eles têm muita coisa ainda a nos oferecer.

Resenha: Paulo Grossi [PG]

DOWNLOAD

Anúncios

2 Respostas to “Jet: Mais Uma da Austrália!”

  1. diegao said

    o download nao funfa =/

  2. Hanna said

    o link funfa sim ^^
    eu baixei (:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: